terça-feira, 26 de março de 2013

Projeção de fotos traz as diferentes faces de Curitiba em homenagem aos seus 320 anos


No corre, corre da volta para casa e entre um ônibus e outro, muitos transeuntes pararam para observar o que se via de longe, a Curitiba antiga e atual projetada no alto da parede do edifício Vila Rica, na praça Rui Barbosa. Ao cair da noite, às 19h, a projeção de 40 fotos em homenagem aos 320 anos da capital iniciou com imagens de 1906 do largo da ordem, das ruas da década de 20, das praças Garibaldi e 19 de dezembro dos anos 30-50 até chegar à atualidade com a Ópera de Arame, Parque Tanguá, Jardim Botânico, praça Osório repleta de tendas das tradicionais feiras da cidade. O preto e o branco se misturaram ao colorido contemporâneo na projeção que também homenageou neste mês da mulher, as curitibanas trabalhadoras, desde a atendente de balcão do passado à mestre de obras, guarda municipal, agente comunitária do presente.
“É uma emoção muito grande para mim participar deste momento que é histórico e que vai ficar marcado para sempre”, diz a síndica do edifício Vila Rica, Valnete Martineli Merlo. O prédio também tem suas histórias, entre elas, ter sido, durante décadas, a moradia da poetisa Helena Kolody.  Como um túnel do tempo, as fotos provocaram a emoção e o saudosismo de quem viveu a Curitiba do passado e a reação de surpresa dos mais jovens.
A projeção fotográfica foi prestigiada pelo prefeito Gustavo Fruet, pela vice-prefeita e Secretária Municipal do Trabalho e Emprego Mirian Gonçalves e ainda pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni, pelo diretor-geral de Itaipu Binacional Jorge Samek, pelos secretários de Comunicação Gladimir Nascimento e do Abastecimento Aldo Fernando Klein Nunes, pelo presidente do IPPUC Sérgio Pires, pelo administrador da regional da matriz Maurício Figueiredo Lima Neto, entre outros. O evento é uma realização do gabinete da vice-prefeita, da secretaria municipal do trabalho e emprego e da FCC.  
O roteiro da projeção de fotos em homenagem aos 320 anos de Curitiba continua hoje, 26, na regional de Santa Felicidade e na quarta-feira, dia 27, na regional do Pinheirinho, sempre às 19h.