Propostas - Regional Portão


#REGIONAL PORTÃO

- Prefeitura
A prefeitura mais perto de você. Transformar a Administração Regional do Bairro Novo em Subprefeitura com serviços públicos próximos da sua casa.

- Saúde
Saúde tratada com respeito e qualidade que a população merece. Garantir o funcionamento do Hospital do Idoso em capacidade plena, com investimentos em recursos humanos, equipamentos e permanente capacitação Implantar o Hospital da Mulher e construir o Hospital da Região Norte. Reconstruir as Unidades de Saúde Vila Clarice e Estrela. Ampliação do horário de atendimento (terceiro turno) nas Unidades de Saúde. Contratação de mil médicos e profissionais da saúde.

- Educação
Garantir vagas na educação infantil para todas as crianças de 4 a 5 anos. Construção e ampliação de CMEIs (creches e pré-escola). 30% do orçamento para educação. Construção de quadras cobertas nas Escolas Municipais Arapongas, Campo Mourão, Dr. Osvaldo Cruz, Madre Maria dos Anjos, Padre João Cruciani e Padre José de Anchieta. Construção de bibliotecas nas Escolas Municipais Arapongas, Desembargador Marçal Justen, Miguel Krug e Elevir Dionysio.

- Mobilidade
Mais ônibus nos horários de pico e mais rapidez nos deslocamentos. Construção de asfalto novo e recuperação. Construir e recuperar as calçadas facilitando a acessibilidade. Construção de 20 km de ciclovias e ciclofaixas na Regional Portão. Execução do Terceiro Anel Viário.

- Segurança
Polícia comunitária com módulo local e móvel  de proteção aos  moradores dos bairros.  Contratação de mais de 1500  guardas municipais. Instalação de 1000 câmeras de monitoramento em terminais, estações tubos nas ruas comercias e principais vias. Mais iluminação nas ruas, avenidas, praças e parques em projetos que inibam a criminalidade.

- Meio ambiente
Criação de parques, praças e jardim ambientais. Novas ligações de rede de esgoto. Obras de drenagem e de combate a enchente na região. Implantar o projeto de revitalização das águas do Rio Barigui. Ampliação da coleta seletiva e das áreas verdes na Regional.

Juventude
Construir centro de educação, esporte, profissionalização, cultura e ciência para crianças e jovens de 11 e 29 anos.

- Drogas
Equipes especializadas nas Unidades Básicas de Saúde para atendimento de dependentes e familiares. Disponibilizar pelo menos 500 vagas para internamento de dependentes

- Emprego
Mais vagas para cursos profissionalizantes que gerem oportunidades concretas de emprego. Articular uma rede de parcerias para criar escolas técnicas em todas as regionais.

- Cultura
Mais acesso a Cultura. Criar novos espaços culturais nos bairros, com atividades culturais de qualidade descentralizadas. 1% do Orçamento para investimento direto em Cultura.

- Habitação
Investimento na moradia para população de baixa renda. Retirada da população de áreas de risco, com a regularização das moradias.

- Esporte e Lazer
Aumentar a participação da população na prática da atividade física voltada para a saúde e qualidade de vida, observando-se todas as faixas etárias e gêneros. Orientar e acompanhar os participantes nas ações das academias ao ar livre.