sábado, 15 de setembro de 2012

Na Vila Pantanal, Mirian destaca a urgência de reduzir a desigualdade social em Curitiba

Enquanto a prefeitura realiza obras em bairros centrais a peso de ouro, as vilas estão desassistidas, afirma a candidata à vice prefeita.

A vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, é o retrato da desigualdade social em Curitiba. Os moradores que vivem na margem do Rio Iguaçu, considerado o segundo mais poluído do país, sofrem com o mau cheiro, com a ameaça de doenças resultantes da falta de saneamento básico e com o lixo em toda parte. Nesta área da vila, não há asfalto, iluminação adequada e moradias regularizadas. O esgoto escoa a céu aberto diretamente para o rio e em dias quentes como hoje, 15, o mau cheiro é intenso. “É esta a Curitiba que queremos mudar. As pessoas aqui vivem em situação de risco. As crianças brincam em meio a baratas, ratos, lixo. A prefeitura anuncia obras aqui há muitos anos, mas a realidade ainda é crítica”, afirma a candidata à vice prefeita Mirian Gonçalves na chapa com Gustavo Fruet, prefeito.
Em conversa com os moradores, Mirian ouviu inúmeras reivindicações por calçadas, asfalto, iluminação, mais segurança e casas dignas. “Aqui a prefeitura faz muita propaganda, mas olha como nós vivemos”, aponta dona Maria para a margem do rio repleta de entulhos e lixo. Mirian destacou as propostas da Coligação Curitiba Quer Mais (PDT-PT-PV) como a construção de 15.000 moradias para a população de baixa renda e a retirada com justa compensação daqueles que vivem em áreas de risco com a regularização de 10.000 moradias. A candidata à vice prefeita ressaltou ainda a importância de ouvir a população e suas demandas. “Hoje vemos em Curitiba uma inversão de prioridades, enquanto nos bairros centrais a prefeitura anuncia a recuperação de praças e a construção de banheiros públicos a peso de ouro, as vilas estão totalmente desassistidas”, analisa.

A falta de segurança é outro grave problema na Vila Pantanal. São comuns assassinatos e toques de recolher. Mirian alertou os moradores para uma forte contradição: Curitiba é hoje a quarta cidade mais rica do país e ao mesmo tempo a sexta mais violenta.  “A população tem em suas mãos uma grande responsabilidade e uma oportunidade de mudar a nossa cidade para melhor. Precisamos reduzir drasticamente a desigualdade social em Curitiba. Chega de apenas promessas que não são cumpridas ou demoram muito tempo para se concretizarem”, finalizou. 

Veja as fotos aqui.