terça-feira, 22 de outubro de 2013

SEMANA EM HOMENAGEM AO SERVIDOR PÚBLICO

Parabéns a todos os servidores públicos por sua dedicação à população, ao bem comum, ao avanço de nossa cidade! Confira abaixo os homenageados.

Maria Terezinha
Começaremos com Maria Terezinha Ramos Sanches, 67 anos, sendo 21 deles dedicados à Prefeitura. Ela que ingressou como educadora e hoje trabalha como agente administrativo, na Secretaria de Governo, conta que sempre buscou se aperfeiçoar. "Não parei no tempo. Não parei de estudar e adquiri conhecimento. Agora estou terminando uma pós-graduação em políticas públicas". Terezinha diz que espera completar 70 anos, servindo Curitiba e a seus moradores com muito amor.

Vanda Ostaszewski
A servidora Vanda Ostaszewski, 68 anos, trabalha há 20 anos na referência legislativa, da Prefeitura de Curitiba. Ela acompanhou a evolução do setor desde os trâmites registrados exclusivamente em papel até a era digital. Hoje, dona Vanda integra a equipe da coordenadoria da referência legislativa e destaca que a união entre os servidores, com os quais convive há duas décadas, é devido à harmonia e ao respeito entre eles. Neste período, ela priorizou a sua formação e realizou um curso de secretariado, ministrado pelo IMAP.

Maria Liane
A servidora Maria Liane Lopes Brun, 69 anos, ingressou em 1963 na Prefeitura de Curitiba ainda quando funcionava no Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. Era ela a responsável por datilografar o balanço anual redigido à mão pelo prefeito Ivo Arzua. Ainda nesta função foi a primeira a operar uma máquina IBM elétrica na prefeitura. 

 Em 1980, Dona Liane, já graduada em Direito, passou em concurso para procuradora do município e no exercício de sua carreira acompanhou a evolução da capital, em especial, em suas leis na área ambiental. Teve uma participação efetiva na elaboração de leis como a que implantou e regularizou o serviço funerário municipal, a gestão dos resíduos sólidos, a criação dos parques de Curitiba e ainda da Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), onde ministrou cursos de legislação ambiental para as primeiras turmas da Guarda Municipal. 

Após se aposentar em 1989, a vontade de continuar trabalhando a manteve na Secretaria do Meio Ambiente como assessora jurídica até 1994. Desde então, Dona Liane segue com diversas funções, entre elas de conselheira da UNILIVRE e também como integrante do Programa Arte Vida Nova, do IPMC. Na prefeitura é conhecida por seus chocolates e por suas obras de arte, expostas nos eventos promovidos pelo instituto.

José Carlos
José Carlos de Oliveira, 46 anos, é servidor da PMC desde 1992. Começou como auxiliar de serviços gerais, no almoxarifado da Secretaria de Educação, e mais tarde, passou em concurso público para auxiliar administrativo. Desde então, trabalha na Secretaria de Recursos Humanos. Hoje atua no NRH2, situado no prédio central. José formou-se em gestão pública e especializou-se em ciência política. 

Em 21 anos de prefeitura, ele ressalta sua satisfação no atendimento direto à população, vocação que se estende também ao trabalho comunitário. Há 10 anos, ele atua em prol da Sociedade Alternativa Biblioteca Comunitária do Bairro Jardim Guarani, de Campo Largo. Lá, ele produz o boletim da biblioteca que leva informação e arte para a comunidade. Em toda sua trajetória, José Carlos destaca como lição de vida a permanência firme em seus princípios, no bem comum, na fé e na esperança mesmo diante dos momentos mais difíceis.

Maria Ivete
A servidora Maria Ivete da Silva, 55 anos, trabalha há mais de três décadas na prefeitura. Ela acompanhou a criação da regional do Cajuru, em 1993, e foi uma das precursoras no atendimento aos seus moradores. “Me lembro que na época o Cajuru pertencia ao Boqueirão e que a população recebeu com muita alegria esta regional, pois passou a ter um atendimento direcionado e mais rápido”, conta. 

Em 32 anos de servidora, Ivete destaca com muito carinho a gestão de Maurício Fruet por sua dedicação aos funcionários. Já em período de se aposentar, ela optou por permanecer no cargo para agora acompanhar a administração de Gustavo e Mirian. Formada em gestão pública, Ivete permanece na regional do Cajuru e se orgulha de seu trabalho no atendimento direto ao público que deve receber, nesta gestão, uma Rua da Cidadania.

Ivanir Bernaski
A servidora Ivanir Bernaski tem 63 anos, sendo 27 deles dedicados à Prefeitura de Curitiba. Iniciou na educação como cozinheira e em seguida passou a ser inspetora. Neste período, ela realizou diversos cursos, dentre eles o de primeiro socorros que lhe rendeu uma história e uma lição de vida.

Ao sair de uma aula, na praça Osvaldo Cruz, ela ajudou um menino de 12 anos, que havia quebrado os dois braços em um brinquedo. Imediatamente, dona Ivanir o levou para o quartel em frente, onde hoje é o Shopping Curitiba. “Para mim foi muito emocionante e ao mesmo tempo um grande aprendizado, pois tive uma prática real, logo após a sala de aula”, lembra. Após sete anos nesta área, ela foi transferida para a antiga secretaria de indústria, comércio e turismo como ascensorista de elevador. Dona Ivanir permanece nesta função e há seis anos trabalha no Palácio 29 de Março.