quarta-feira, 26 de junho de 2013

I Conferência de Economia Popular e Solidária de Curitiba

Curitiba terá sua 1ª Conferência de Economia Popular e Solidária (COMSOL), no dia 27 de julho, no Auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação. Estabelecida por decreto (n° 875, de 24 de maio de 2013), assinado pela vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego Mirian Gonçalves, a conferência terá como o tema “A economia popular e solidária como estratégia de desenvolvimento humano e sustentável”.

“O encontro é um marco para a cidade, pois permitirá a participação ampla e aberta de todos os atores envolvidos da sociedade civil, do governo e de diversas organizações com a intenção de estabelecer diretrizes para a produção solidária, para o comércio justo e para o consumo consciente”, disse Mirian.

A conferência está sendo organizada por uma comissão definida durante oficinas sobre o tema e que é responsável por elaborar diretrizes e conceitos que devem fundamentar o evento e ainda pelo seu regimento interno. Durante o encontro, um dos objetivos será debater com a população os parâmetros para uma lei municipal de economia solidária.

A economia solidária é considerada, conforme o conceito do economista Paul Singer, uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza cujo foco é a valorização do ser humano. Os seus empreendimentos têm características associativistas, cooperativista e autogestão.

Serviço:

1ª Conferência de Economia Popular e Solidária
Data: 27 de julho, das 8h às 17 horas
Local: Auditório do Centro de Capacitação da SME: rua Dr. Faivre, 398.