quarta-feira, 20 de março de 2013

Feira do Emprego e Capacitação reúne diversos serviços à população no sábado


A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) realiza no próximo sábado, dia 23, a 1ª Feira do Emprego e Capacitação da Curitibana Trabalhadora, das 9h às 17h, na praça Rui Barbosa. Serão mais de três mil vagas de empregos ofertadas nas áreas de estacionamento, asseio e conservação, alimentação, supermercado, telefonia, construção civil e empreendimentos imobiliários, representação comercial, entre outros. Ao todo foram habilitadas 17 empresas que ofertarão as vagas. Os trabalhadores que participarem da feira também serão atendidos sobre elaboração de currículos, cadastro no sistema Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego e ainda receberão orientações sobre seguro desemprego, emissão de protocolo para carteira de trabalho.  
A feira é uma parceria da SMTE, do Sistema FECOMÉRCIO, SESI/SENAI e das Secretarias do município da Saúde, Abastecimento, Educação, Extraordinária da Mulher, do Meio Ambiente, da FAS e FCC. Cada uma delas prestará serviços à população durante todo o dia.   
Haverá a Unidade Móvel de Segurança Alimentar, da Secretaria do Abastecimento com atendentes para prestar orientações. Os representantes da secretaria da educação apresentarão os programas para jovens e adultos e farão cadastros dos interessados. Os atendentes da secretaria da Saúde prestarão orientações sobre prevenção de câncer da mama e útero, LER/DORT. Da mesma forma, os integrantes da Secretaria Extraordinária da Mulher devem orientar sobre os programas de combate à violência e ainda de saúde da mulher.  A FAS divulgará os cursos dos Liceus de Ofício.
O Sistema S SENAI/SESI apresentará cursos gratuitos à população e fará o cadastro dos interessados. Uma das capacitações ofertadas será "Mulheres inventando moda" que tem por objetivo formar mulheres para manutenção predial e aplicação de revestimentos cerâmicos. De modo geral, os cursos se constituem de dois módulos, o primeiro voltado aos problemas do mundo feminino (DST/AIDS - enfrentamento da violência doméstica e noções básicas de cidadania e segurança no trabalho) e o segundo direcionado às aulas práticas e teóricas.
Os participantes da feira poderão ainda se divertir com as apresentações dos artistas de rua, parceiros da FCC e receberão mudas de flores. O horto da Secretaria do Meio Ambiente entregará mais de 600 mudas de diferentes espécies.
1ª Feira do Emprego e Capacitação da Curitibana Trabalhadora
Dia: 23 de março – sábado
Horário: das 09h às 17 h
Local: Praça Rui Barbosa